De volta ao futuro: prevendo seu tráfego orgânico
Auto-previsão do tráfego orgânico
SEO
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Auto-previsão do tráfego orgânico

Caros amigos, é com prazer que vos saúdo a todos! Hoje vamos falar sobre como fazer uma previsão independente do tráfego orgânico. É uma coisa muito útil porque, quando se trata de otimização de SEO, é importante compreender o resultado esperado, especialmente se for proprietário de um website. Neste artigo, vamos comparar diferentes abordagens de previsão, ferramentas e serviços que podem ajudá-lo com isso.

Auto-previsão do tráfego orgânico

 

O que é a previsão de tráfego?
A previsão de tráfego é uma combinação de processos analíticos para determinar o potencial das suas posições de pesquisa, o número de visitantes e os recursos necessários para planear a otimização de SEO.

Com base nestes dados, pode estimar as suas receitas esperadas de SEO, o que é particularmente relevante para blogues pessoais, comércio eletrónico e sítios Web de notícias. Durante a previsão, terá de determinar o CTR, a taxa de conversão, o volume de vendas do seu produto/serviço e outros indicadores que influenciam o resultado final.

É importante notar que não existe um método de previsão único em SEO. E este processo não é simples, razão pela qual existem inúmeros debates sobre como obter os resultados mais exactos. No entanto, apesar da falta de 100% de garantia, a previsão pode definitivamente ajudar as empresas, companhias ou indivíduos a coordenar as suas acções antes de iniciar a otimização para motores de busca.

Auto-previsão do tráfego orgânico

 

Assim, a previsão de tráfego é útil para:
● Proprietários de empresas que querem entender a relação aproximada entre custo e receita da otimização de SEO;

Especialistas em SEO que pretendam obter uma vantagem competitiva e/ou melhorar a sua comunicação com os clientes.

 

Existem quatro abordagens diferentes para a previsão de tráfego:
1. Utilizar a ferramenta paga Semrush e os seus serviços internos para a previsão;
2. O nosso método, que permite prever o tráfego para 6/12 meses utilizando ferramentas gratuitas;
3. Método de estimativa de tráfego baseado em dados históricos;
4. Método de bónus, adequado para especialistas de nível avançado.

 

Método 1 – Previsão com a Semrush

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*Isto não é uma publicidade ao serviço. Pode utilizar qualquer serviço semelhante, como o Ahrefs ou o SerpStat, com o mesmo sucesso.

No seu blogue, a Semrush escreve sobre a previsão não só de tráfego orgânico, mas também de conversões, leads e vendas. Este aspeto já não está relacionado com SEO, mas no final do artigo, forneceremos as fórmulas como bónus.

Para prever o tráfego orgânico usando o serviço Semrush, precisamos de pegar no volume de pesquisa mensal para as palavras-chave de interesse e multiplicá-lo pela CTR do nosso site.

Volume de pesquisa – o número médio de pesquisas de uma palavra-chave por mês.
CTR orgânica – a percentagem de consultas de pesquisa que geram cliques para o seu Web site nos resultados de pesquisa.

*Nota importante: “Para obter um resultado de previsão de tráfego mais preciso, recomenda-se a utilização dos dados de CTR da Consola de Pesquisa do Google. No entanto, se o seu Web site for novo ou não tiver feito qualquer otimização de SEO anteriormente, pode utilizar os valores médios da
pesquisa da Semrush”.

 

Aqui estão os resultados reais da pesquisa dentro da CTR:

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Agora vamos diretamente para as ferramentas de recolha de dados para previsões futuras. Para coletar palavras-chave, usaremos uma ferramenta chamada Keyword Magic Tool.

Vá para a página principal do serviço e insira a palavra-chave de que precisamos. Por exemplo, vamos utilizar a consulta “filmes” para recolher palavras-chave para um sítio Web de cinema.

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Clique no botão Pesquisar e obtém instantaneamente um conjunto de palavras-chave que são inicialmente ordenadas por volume de pesquisa.

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Em seguida, recolha as palavras-chave necessárias e exporte-as para um ficheiro.

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Assim que tivermos reunido uma lista das palavras-chave de que precisamos, vamos à Consola de Pesquisa do Google para ver a CTR das páginas de destino das nossas palavras-chave.

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Previsão mensal de tráfego orgânico =
volume de pesquisa mensal para palavras-chave x CTR (utilizaremos a CTR média do estudo)

Tomemos a consulta de pesquisa “filmes perto de mim” e o respetivo volume de pesquisa mensal nos EUA, que é de 3.350.000. Tomemos a CTR média em dispositivos móveis para a 5ª posição na SERP – 5,6%. Agora vamos usar a nossa fórmula.

3,350,000 x 5.6% = 187,600

O número é certamente impressionante, mas não é de todo exato, uma vez que apenas tem em conta dois parâmetros. Para os leitores mais atentos, lembramos que utilizámos uma consulta que, na maioria dos casos, pode aparecer nos resultados de pesquisa expandidos utilizando o Google Maps e os Perfis de empresas. E, claro, os dados só foram recolhidos durante 1 mês, o que também reduz a precisão.

Também é recomendável monitorizar os resultados dos seus concorrentes, para o que basta abrir a Ferramenta de pesquisa orgânica. Introduza o domínio do concorrente e veja as suas posições para as palavras-chave.

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Agora vamos passar para as Classificações para ver as posições das principais palavras-chave.

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Agora pode analisar constantemente as alterações nas posições dos seus concorrentes e ajustar a sua estratégia de otimização para motores de busca.

 

Método 2 – Previsão de tráfego gratuito para 6/12 meses
Comecemos por pegar no nosso objeto de previsão. No nosso caso, vamos pegar no site de uma empresa que vende carros novos e usados em Brooklyn. Dentro da palavra-chave principal, vamos escolher “concessionário de automóveis em Brooklyn”. Vamos ao Google, entramos no modo incógnito e olhamos para as primeiras linhas do SERP.

*Nota importante: é desejável utilizar apenas os Web sites em que a página principal é utilizada nos resultados da pesquisa. Não utilize páginas de categorias de lojas online e sítios agregadores. Apenas sítios Web de nicho que sejam concorrentes directos.

Agora vamos pegar em 3 sítios Web de concessionários que também vendem automóveis.

 

1. Automóvel de Brooklyn

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2. Vendas de automóveis em Brooklyn

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3. Centro Comercial Plaza Auto

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Agora adicionamos os sítios Web recolhidos ao serviço Metrica, eis um exemplo. Recolhemos dados para um ano.

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Abrimos o Google Sheets e iniciamos o cálculo. Primeiro, anotamos
os dados sobre o tráfego mensal de cada sítio Web nos últimos seis meses (recolhemos dados de abril a setembro de 2023). Ao recolher dados, tente evitar picos anómalos no tráfego com um grande desvio dos valores médios.

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De seguida, calculamos o valor médio para cada mês e, em seguida, encontramos o valor médio dos valores médios. No final: o valor médio mais elevado por mês é o resultado possível de alcançar no prazo de 12 meses, o valor médio destacado a verde é o resultado possível de alcançar no prazo de 6 meses.

Aqui está a ligação para o modelo de tabela – Previsão

Sim, tal como no primeiro método, os resultados estão longe do ideal, mas os resultados tornam-se claros numa distância maior.

 

Método 3 – Previsão com base nos seus próprios dados históricos
Outro método bastante simples, que só é adequado se já tiver feito algum trabalho de otimização de SEO e se o seu sítio Web tiver indicadores de tráfego históricos.

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Por exemplo, acedendo ao serviço Google Analytics, pode ver que o seu tráfego orgânico aumentou 10% em 12 meses. Com base numa lógica simples, pode concluir que, aplicando os mesmos esforços de otimização, pode aumentar o tráfego em mais 10% durante o mesmo período de tempo.

Sim, esta abordagem é a menos exacta, uma vez que não tem em conta as tendências dos motores de busca e os seus concorrentes, mas fornece uma compreensão básica de como estruturar melhor a sua estratégia de SEO.

 

Método 4 – Mais exato e complexo
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Este método não será descrito na íntegra, pois utiliza um modelo complexo de aprendizagem automática. A previsão é feita usando um script e dados que são carregados no modelo.

O método é descrito pelos nossos colegas do Search Engine Journal e é uma ferramenta profissional que requer estudo e não é adequada para principiantes. Esta abordagem também requer uma grande quantidade de dados. Eis um excerto dos autores:

“A frequência da recolha de dados determina completamente o intervalo de tempo necessário para a previsão. Por exemplo, se os dados forem recolhidos diariamente com base na análise do sítio Web, terá mais de +- 720 pontos de dados (um ponto de dados é uma unidade de dados para um período de tempo específico), o que é aceitável.

No caso do Google Trends, em que os dados são recolhidos semanalmente, serão necessários pelo menos 5 anos para obter 250 pontos de dados. Em qualquer caso, é aconselhável concentrar-se num intervalo de tempo que forneça pelo menos 200 pontos de dados (este número baseia-se na nossa experiência pessoal).”

Para obter os cálculos, é necessário passar pelas seguintes etapas:

● Extrair dados e criar gráficos;

Calcular o melhor modelo matemático;

Realizar testes estatísticos das séries cronológicas;

Estimar o número de parâmetros para o SARIMA (modelo de aprendizagem automática);

Testar os modelos e proceder à previsão;

Interpretar e exportar as previsões obtidas.

As vantagens do modelo incluem uma elevada precisão.
As desvantagens incluem uma forte dependência da exatidão e da quantidade de dados.
Se tiver uma grande publicação de notícias e pretender prever com precisão a otimização utilizando conteúdos permanentes, recomenda-se que mostre este material ao seu especialista em SEO.
Aqui está um link para a metodologia.

 

Conclusão
Caros amigos! Obrigado por lerem o artigo até ao fim!
Esperamos que os métodos de previsão mencionados acima o ajudem a desenvolver a sua própria estratégia de SEO ou a do seu cliente. Sim, sabemos que os métodos descritos acima não pretendem ser altamente exactos, mas o tempo necessário para o seu cálculo é mínimo.

Recomendamos que os utilize para ver a direção mais provável dos acontecimentos nos intervalos de tempo desejados. Teríamos todo o gosto em que descrevesse os métodos de previsão que utiliza.

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